Tudo que você precisa saber sobre agulhas

A Macoi está lançando essa nova série de posts sobre O Mundo das Agulhas onde tentaremos esclarecer muitas dúvidas comuns de clientes e alunos dos nossos cursos. Cada semana traremos informações sobre um tipo de agulha.


E nesse post inicial, para inaugurar essa série, já queremos te passar informações preciosíssimas sobre agulhas!


- Cada tipo de tecido necessita de uma agulha específica. Sempre que mudar o tecido que for usar na sua máquina, precisará trocar a agulha.


- A numeração das agulhas varia. Quanto mais grosso for o tecido, maior será o número da agulha.


- Qualquer agulha tem 8 horas de duração trabalhando. O tempo que ela fica parada na máquina, sem uso, não conta. O ideal é trocá-las após esse período para evitar risco de quebrar. Então se você costura 1 hora por dia, o ideal é trocar a agulha após 8 dias.


O corpo da agulha é disposto em três partes, a haste, o eixo e o olho, como se vê na imagem. Na haste é onde encontramos a numeração da agulha.





Essa semana iremos explicar melhor sobre a agulha ponta seta!


1. Agulha ponta seta


É a agulha mais comum, utilizada para costurar tecidos planos, que não são muito elásticos, então quando você puxa as duas pontas contrárias, ele não estica muito. Isso porque os fios do tecido se entrelaçam em direções diferentes, vertical e horizontal. É como se a agulha ponta seta perfurasse o entrelace dos fios.



São exemplos de tecidos planos, em que você poderá usar a agulha ponta seta: a tela, o cetim, a sarja, tricoline, popeline, gabardine, oxford, etc.



Esse tipo de agulha pode acabar sendo um pouco agressivo para tecidos com maior elasticidade.


No próximo post falaremos sobre agulhas específicas para costurar malha, acompanhem!

  • Facebook
  • Instagram

© 2019 Macoi Máquinas - Todos os direitos reservados

Av. Augusto de Lima nº 877 - Centro - Belo Horizonte - MG

Genial - logo site.png