top of page

O que é Patchwork e como começar?

O nome parece ser complicado mas na verdade não existe mistério nenhum. Traduzindo para o português, "Patchwork" significa literalmente trabalho com retalhos. Esse é o princípio do Patchwork, mas o que realmente manda nesse tipo de artesanato é a criatividade! Com ela você será capaz de combinar diferentes tecidos, estampas e tipos de recortes.


O que você precisa saber para começar a fazer?


Primeiro você precisa entender a estrutura dos artesanatos em Patchwork, já que ele precisa de três camadas:

  • Tampo – a parte de cima, feita com os retalhos

  • Enchimento – fica no meio, é o que dá volume ao patchwork

  • Forro – tecido normalmente inteiriço que fica na parte de baixo do patchwork para dar um acabamento bonito



Para começar a trabalhar com o Patchwork, você precisa selecionar os diferentes tecidos que quer usar, sendo de preferência 100% algodão pois eles são mais firmes e não desfiam. E ter em mente a peça que deseja fazer. Aí é só ir justando os pedacinhos e montar na mesa primeiro como a peça ficaria. Depois você terá que uni-los costurando com a máquina ou até mesmo com a mão se você pretende fazer trabalhos uma vez ou outra.


E mais uma vez: use e abuse da criatividade, você pode usar diferentes tipos de costuras para unir esses retalhos (pra quem pretende trabalhar com isso é bom ter uma máquina que tenha grande variedade de pontos). Existem também grande variedades de acessórios e pés calcadores para trabalhar também!


Dica: É interessante que você lave os tecidos para patchwork para retalhos antes de começar o trabalho. Dessa forma, você vai descobrir se eles encolhem ou soltam tinta.


Já os tecidos para patchwork mais indicados para o forro são o percal se a peça for grande e o algodão cru ou tricoline para tamanhos menores. E, para fazer bolsa de patchwork, você pode usar lona, lonita, veludo, brim, jeans sem elastano, sarja, algodão cru, dentre outros.


No site Pinterest, você encontra MUITAS inspirações para começar a criar!

83 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page