top of page

Como escolher minha máquina de costura doméstica?

Atualizado: 20 de nov. de 2020

A maioria das pessoas que vem comprar a sua primeira máquina de costura ficam em dúvida sobre qual modelo escolher, por isso, nesse post, vamos apresentar as principais características que você deve levar em conta para escolher a sua.


  1. Qual a frequência que irá usar a máquina?

Se você tem tempo livre e irá comprar uma máquina para aprender a costurar e irá treinar com frequência (praticamente todos os dias), você precisa de uma máquina mais resistente. Agora se é uma pessoa que não tem tempo, às vezes que já até conhece o básico da costura, mas usará como um hobbie, uma vez ou outra, poderá optar por uma máquina mais leve.

Ex: Máquinas simples, leves e com valor mais em conta seriam a 1306 da Singer ou a 1006P da Janome.


2. Quais serviços irá realizar na máquina?


Toda máquina doméstica conta com algumas opções de pontos, umas com mais e outras com menos. Se pretende fazer costuras decorativas e treinar várias opções, precisará de uma máquina com mais pontos, como a Fashion Matte 3337 da Singer que conta com 29 opções de pontos. Se irá fazer apenas pequenos consertos em roupas, por exemplo, pode optar pela nova Singer M1605 com apenas 6 tipos de pontos.


3. Quais os tecidos que irá costurar na máquina?


Se você deseja fazer apenas pequenos consertos, mas pretende fazer bainha em calça jeans, por exemplo, não aconselhamos comprar uma máquina tão simples e leve. O jeans é um tecido grosso e pesado para se costurar e pode acabar danificando uma máquina de plástico, que é o caso das mais simples e baratas da Singer. Nesse caso, são indicadas máquinas robustas, com corpo de metal, como a Singer Facilita 4423 e a Janome 2008S.


4. Em quais casos devo optar por uma máquina eletrônica?


As máquinas eletrônicas são muito práticas, te permitem selecionar os pontos pressionando apenas um botão. É possível ainda guiar o material ou determinar o tamanho do ponto, corte de linha automático, retrocesso automático, ajustar a largura, comprimento, e densidade de forma automática e guiada pela máquina. Por isso, elas são indicadas para quem faz artesanatos personalizados (quilting, por exemplo) e tem muita demanda! São exemplos: Singer Starlet e Confidence.




178 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page